MORAES DETERMINA RETIRADA DE BOLSONARISTAS ACAMPADOS NA PAPUDINHA E CITA ATOS DE 8 DE JANEIRO
Publicada em: 23/01/2026 18:31 -
MORAES DETERMINA RETIRADA DE BOLSONARISTAS ACAMPADOS NA
PAPUDINHA E CITA ATOS DE 8 DE JANEIRO
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a remoção imediata e proibiu a permanência de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que estavam acampados nas proximidades do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
Na decisão, Moraes afirmou que o acampamento representa risco à segurança pública, especialmente por se tratar de uma área sensível, utilizada para escoltas e operações do sistema prisional. O ministro destacou ainda que manifestações desse tipo não podem se transformar em atos que atentem contra a ordem democrática.
Como justificativa, a decisão relembra os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, ressaltando que acampamentos ilegais já foram utilizados no passado como ponto de organização para ataques às instituições.
A determinação autoriza a atuação das forças de segurança para a retirada dos manifestantes e prevê prisões em flagrante em caso de descumprimento da ordem judicial, com o objetivo de garantir a ordem e a segurança no local.